{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/no-atletico-mg-dudu-elogia-hulk-e-se-ve-pronto-para-estreia?qlt=90&ts=1749661283432&dpr=off
Atlético manifesta apoio a Dudu e busca efeito suspensivo contra suspensão de seis jogos
Atacante do Atlético-MG foi punido pelo STJD por ato discriminatório contra presidente do Palmeiras e entrará com recurso para tentar liberação imediata
O Atlético-MG divulgou uma nota oficial demonstrando apoio ao atacante Dudu, que foi suspenso por seis jogos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por práticas consideradas misóginas contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras. O jogador pretende solicitar efeito suspensivo para a punição, visando estar disponível para o confronto contra o Palmeiras, neste domingo (20), pelo Campeonato Brasileiro.
Apoio do clube e pedido de efeito suspensivo
Na nota, o Atlético informou que o pedido de efeito suspensivo será formalizado ainda na sexta-feira (18) e espera que o Tribunal julgue o recurso com agilidade. "Com total apoio do Clube em sua defesa, o atleta entrará com recurso e pedido de atribuição de efeito suspensivo, a ser protocolado ainda hoje (18/7). A expectativa é que esse pedido seja apreciado com prontidão pelo Tribunal".
O deferimento do efeito suspensivo pode ocorrer poucas horas antes da partida, liberando Dudu para enfrentar seu ex-clube, no qual é considerado ídolo.
Contexto do caso e julgamento
Dudu foi julgado na manhã desta sexta-feira, porém não compareceu ao plenário porque atuou na noite anterior na vitória do Atlético por 1 a 0 contra o Bucaramanga, pelos playoffs da Copa Sul-Americana. Em sua defesa, o atacante enviou um vídeo com seu posicionamento para o tribunal. Leila Pereira esteve presente durante o julgamento.
O jogador foi denunciado com base no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata da prática de atos discriminatórios relacionados a preconceito por origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou deficiência.
Os episódios ocorreram durante o período de transição do atleta do Palmeiras para o Cruzeiro. Em entrevista, Leila criticou Dudu, que, em resposta, publicou ofensas contra a presidente. Entre as mensagens, ele escreveu: "O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!! Minha história foi gigante e sincera diferente da sua sra @leilapereira Me esquece VTNC." A procuradoria do STJD considerou "VTNC" uma ofensa conhecida nas redes sociais, embora Dudu tenha alegado em outro processo que a sigla significava "Vim trabalhar no Cruzeiro". Em outra publicação, ele chamou Leila de "#falsamaisdoquenotade2reais".