{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Sinfônica de Minas Gerais apresenta o pianista Jean Louis Steuerman
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/07/wmc3pianista-55976905.jpg

Sinfônica de Minas Gerais apresenta o pianista Jean Louis Steuerman

Concertos gratuitos e pagos celebram o romantismo alemão no Palácio das Artes com a regência de Ligia Amadio

Por Admin

08/07/2025 04:15 · Publicado há 15 horas
Categoria: Eventos

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) recebe o pianista Jean Louis Steuerman para interpretar obras do romantismo alemão na série “Pianíssimo”, que destaca o papel do piano na música clássica. Nesta terça-feira (8/7), trechos do programa serão apresentados gratuitamente ao meio-dia no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. O concerto completo acontecerá amanhã (9/7), às 20h, com ingressos custando R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), sob a regência de Ligia Amadio.

Carreira e trajetória do artista

Jean Louis Steuerman, pianista carioca de 76 anos radicado na Europa, iniciou seus estudos ao piano aos 4 anos. Aos 18, saiu do Brasil após receber uma bolsa para estudar na Itália e posteriormente viveu cerca de quatro décadas na Inglaterra. Atualmente mora em Lisboa e realiza uma breve temporada de concertos no Brasil, com apresentações anteriores em Florianópolis, São Paulo e Goiânia, finalizando em Belo Horizonte.

Vindo de uma família de músicos, Steuerman já se apresentou com a Orquestra de Moscou e a Sinfônica de Londres. Ele tem especial carinho por Belo Horizonte, cidade que visitava na infância durante as férias, onde seu avô morava e eles costumavam passear no Parque Municipal, local próximo ao Palácio das Artes. Sobre a experiência, declarou: “São músicos maravilhosos, muito dedicados. Ter a chance de colaborar com a maestrina Ligia Amadio, musicista excepcional, está sendo uma experiência incrível”.

Repertório e características do romantismo alemão

O pianista destaca que as composições do período romântico são marcadas por liberdade formal, intensa carga emocional e forte relação com as tradições culturais e musicais alemãs. Segundo ele, essas obras dialogam com a herança de compositores como Bach e Beethoven, além da literatura romântica dos poetas Goethe, Schiller e Eichendorff.

Steuerman avalia que o século 19 na Alemanha foi um ápice na música: “É música feita para se comunicar ao máximo com as pessoas. Para mim, foi o melhor período. Acho que a gente nunca vai conseguir voltar a este momento tão transbordante de emoção”.

Programa dos concertos

O programa inclui inicialmente o “Romance nº 3 para violino e piano, op. 22”, de Clara Schumann (1819-1896), uma das raras compositoras mulheres da época, destacada por Steuerman como “mulher extraordinária e pianista como jamais houve”. Na sequência, o concerto apresenta o “Concerto para piano e orquestra em lá menor, op. 54”, de Robert Schumann (1810-1856), marido de Clara. O encerramento será com a “Sinfonia nº 1 em dó menor, op. 68”, de Johannes Brahms, sem participação do pianista.

Informações sobre os concertos

A série "PIANÍSSIMO" apresenta concertos da liberdade com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, tendo Jean Louis Steuerman ao piano e regência de Ligia Amadio. Os trechos do programa serão executados gratuitamente nesta terça-feira (8/7), às 12h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, localizado na Avenida Afonso Pena, 1537, Centro. O programa completo será apresentado na quarta-feira (9/7), às 20h, com ingressos à venda na plataforma Eventim e na bilheteria do teatro.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade