{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Calderano é criticado por presidente de federação por problema com visto: 'Decepção'
Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/2ef09eb/2147483647/strip/true/crop/513x289+0+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F24%2F70%2F58c46e7b483793f5a80b344ac458%2Fhugo.jpg

Calderano é criticado por presidente de federação por problema com visto: 'Decepção'

Presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa destaca a importância da preparação para vistos e lamenta ausência do brasileiro em etapa nos EUA

Por Admin

06/07/2025 20:45 · Publicado há 4 horas
Categoria: Esportes

Steve Dainton, CEO da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), criticou Hugo Calderano após o brasileiro ficar fora, na última semana, de uma etapa do Circuito Mundial nos Estados Unidos por problema com o visto. O presidente isentou a responsabilidade da entidade sobre o caso e afirmou que “ser profissional exige mais que performance”, em entrevista para a organização do torneio US Smash.

Críticas e posicionamento do presidente da ITTF

"É uma grande decepção que o Hugo não tenha podido vir. Ele é um jogador incrível, com resultados recentes que mostram que ele é atualmente um dos melhores do mundo. Tê-lo em seu continente também era importante para nós. Mas temos incentivado os jogadores a se prepararem com meses de antecedência os vistos", comentou o dirigente.

"Aqueles que se planejaram adequadamente não tiveram grandes problemas. A USATT tem dado uma ajuda incrível com isso. Isso é um lembrete de que ser profissional exige mais do que apenas performance na mesa, significa também assumir a responsabilidade por tudo que acontece fora dela", disse o CEO, referindo-se à Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos.

Problemas com o visto

Apesar de ter cidadania portuguesa, que liberaria sua entrada nos EUA sem visto, o mesa-tenista não ficou elegível a essa isenção por ter ido a Cuba em 2023 para a disputa do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Com isso, Calderano precisou solicitar um visto regular emergencial. Ele recebeu apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), tendo seu agendamento emergencial aprovado. Porém, não havia disponibilidade para uma entrevista consular que lhe permitisse chegar a tempo do início da competição em Las Vegas, tornando-se um desfalque importante do torneio.

Contexto e repercussão

O episódio causou repercussões no meio esportivo, destacando a importância da logística e preparações administrativas para atletas de alto rendimento. O caso reforça a necessidade de planejamento antecipado em todas as frentes para que o desempenho esportivo não seja prejudicado por questões burocráticas.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade