{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Cruzeiro: Gabigol é absolvido pelo CAS em caso de protocolo antidoping no Flamengo
Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/080667b/2147483647/strip/true/crop/1000x563+0+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F29%2Fef%2F5ae63cd8469b9491499fd8a50984%2Ffotojet-2

Cruzeiro: Gabigol é absolvido pelo CAS em caso de protocolo antidoping no Flamengo

Decisão do CAS reverte suspensão de Gabigol por protocolo antidoping em 2023 no Flamengo

Por Admin

04/07/2025 12:26 · Publicado há 5 horas
Categoria: Esportes

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) absolveu o atacante Gabigol, do Cruzeiro, em decisão divulgada nesta sexta-feira (4), referente a um caso de protocolo antidoping ocorrido em 2023, quando o jogador ainda atuava pelo Flamengo. Gabigol conseguiu reverter uma punição em primeira instância que o impediu de jogar naquele ano.

Contexto do caso

Desde abril de 2025, o Cruzeiro aguardava a decisão final do recurso apresentado pela defesa de Gabigol. Apesar da suspensão inicial, o jogador pôde continuar atuando graças a um efeito suspensivo concedido em 2024, ainda na época do Flamengo. Se fosse considerado culpado, Gabigol cumpriria a suspensão até o final de abril de 2025. O atacante, de 28 anos, assinou contrato com o Cruzeiro até o fim de 2028.

Decisão do CAS

O CAS avaliou o recurso de Gabigol contra a União Federal do Brasil e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) sobre uma suposta violação das regras antidoping. Em abril de 2023, o atleta participou de um teste antidoping surpresa no Ninho do Urubu, mas foi acusado de adulterar o processo de controle e de obstruir o procedimento. Gabigol negou as acusações.

O Tribunal Antidopagem Brasileiro (TAD) havia suspendido o jogador por 24 meses, decisão essa que foi anulada pelo CAS. Em audiência realizada no Rio de Janeiro nos dias 3 e 4 de abril de 2025, o painel do CAS concluiu que, apesar da postura descolaborativa do atleta, o comportamento não configurou adulteração segundo o Código Mundial Antidoping (WADC).

Detalhes do incidente

Conforme relato, Gabigol teria falhado em se apresentar à estação de controle de dopagem após a notificação, não ter acompanhante e ter agido de forma desrespeitosa com os oficiais de controle. Segundo o painel do CAS, se os oficiais tivessem adotado uma abordagem mais rigorosa, o comportamento poderia ter sido considerado infração, mas não houve comprovação de adulteração.

Implicações e acompanhamento

Com a decisão do CAS, nenhuma sanção será aplicada ao jogador. A decisão mantém o recurso de Gabigol e anula a suspensão imposta pelo TAD. O Cruzeiro acompanhou o caso de perto, já que contratou Gabigol no início de 2025, após sua passagem marcante pelo Flamengo.

Gabigol esteve na Suíça em junho de 2023 para uma audiência no CAS, que foi adiada para abril de 2025. Além do jogador, o chefe do departamento médico do Flamengo, Márcio Tannure, e os advogados também participaram da audiência.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade