{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/84ddf9d/2147483647/strip/true/crop/852x480+0+14/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2F20%2Fc6%2Fb0499c1f4bea85bd11475e73e262%2Fwhatsapp-
'Noturno nos Museus' celebra 10ª edição com circuito cultural em BH nesta sexta-feira
Evento reúne 34 instituições públicas e privadas para programação gratuita e transporte especial na capital mineira
Belo Horizonte será palco de uma noite dedicada à arte, cultura e diversidade, com a realização da 10ª edição do "Noturno nos Museus" nesta sexta-feira (27). O evento convida o público para explorar mais de 30 museus e espaços culturais da cidade em horários estendidos, com parte da programação gratuita.
Programação e Participação
Ao todo, 34 instituições públicas e privadas integram esta edição, oferecendo exposições, oficinas, visitas mediadas e apresentações artísticas e culturais. O principal objetivo é proporcionar experiências únicas e incentivar novas formas de interação com os museus da cidade.
Facilidade de Acesso
Um dos destaques será a oferta de vans gratuitas para transportar o público entre os museus participantes, tornando o deslocamento mais prático e criando um verdadeiro circuito cultural nos bairros de Belo Horizonte.
Organização e Parcerias
O evento é realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, com a parceria do Viaduto das Artes no projeto Museus Centro. "O Noturno nos Museus é uma oportunidade única para que a população vivencie esses espaços culturais de forma inovadora, permitindo novas formas de fruição e pertencimento", destacou Eliane Parreiras, secretária de Cultura e presidente interina da Fundação Municipal de Cultura.
Ela também ressaltou o papel da colaboração institucional: "Espaços são descobertos, vínculos são fortalecidos, a vivência e o encontro tomam conta desses espaços. Isso só é possível graças à integração de dezenas de instituições que, ao estender o funcionamento para o período noturno, se abrem a um público mais diverso e ampliam seu papel como espaços de encontro, aprendizado e descobertas".
Diversidade e Acessibilidade
Com programação destinada a todas as idades, o Noturno nos Museus reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a valorização dos museus de Belo Horizonte. Todas as instituições municipais e o Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado participam, promovendo atividades que exaltam a cultura popular, a diversidade e a memória urbana com linguagens acessíveis e contemporâneas.
Destaques Temáticos
A programação inclui atrações musicais que valorizam vozes e ritmos brasileiros, com foco em identidades negras, periféricas, indígenas e femininas. A imagem também tem destaque, seja por meio da fotografia, vídeo, projeção ou instalação, sendo utilizada como instrumento de registro, denúncia e releitura da cidade. Atividades reflexivas e educativas sobre territórios históricos, vivência urbana e pertencimento também permeiam a noite.
Serviço
Evento: Noturno nos Museus - 10ª edição
Data: 27 de junho (sexta-feira)
Horário: das 18h às 23h
Entrada: Gratuita