{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
Festival Dança em Trânsito inicia com tributo a Ziraldo em Belo Horizonte
Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/07/02/1000x1000/1_wmc5ziraldo-55535620.jpg?20250702204730?20250702204730

Festival Dança em Trânsito inicia com tributo a Ziraldo em Belo Horizonte

Espetáculo gratuito 'Ziraldo, o mineiro maluquinho' marca a abertura do evento no Teatro Marília, celebrando a trajetória do cartunista mineiro.

Por Admin

03/07/2025 15:15 · Publicado há 9 horas
Categoria: Eventos

O Festival Dança em Trânsito dá início à sua 23ª edição nesta quinta-feira (3/7) em Belo Horizonte, trazendo uma homenagem especial a Ziraldo, renomado cartunista, escritor e jornalista. O evento abre sua programação com o espetáculo 'Ziraldo, o mineiro maluquinho', às 15h, no Teatro Marília, com entrada franca.

Contexto

Criado como parte do projeto Ciudades que Danzan, o festival tem como objetivo principal promover a arte acessível e plural. A edição deste ano irá percorrer 33 cidades brasileiras, começando pela capital mineira, e oferece uma programação gratuita, composta por espetáculos e oficinas conduzidos por artistas nacionais e internacionais.

Homenagem a Ziraldo

O espetáculo em tributo a Ziraldo, realizado pelo Grupo Tápias, reúne dança, música e teatro para relembrar episódios marcantes da trajetória do artista. "Fernando tinha proximidade muito grande com Ziraldo, que inclusive era padrinho dele. Isso gerou intimidade muito interessante na escrita", comenta Flávia Tápias, que divide a curadoria e direção artística do festival com Giselle Tápias. O texto é assinado por Fernando Caruso e a coreografia é assinada pelo Grupo Tápias.

Programação em Belo Horizonte e Brumadinho

Além da abertura no Teatro Marília, a programação conta com espetáculos e oficinas em vários pontos da cidade e também em Brumadinho. Na sexta-feira (4/7), as apresentações seguem para o município vizinho e retornam a Belo Horizonte no sábado, com destaque para performances na Praça da Liberdade.

Intercâmbio artístico e criação coletiva

O festival valoriza a troca de experiências entre artistas, promovendo residências artísticas e workshops. "O intercâmbio acontece dentro do festival não só quando a gente vai para outro país ou quando o artista de outro país vem para cá. O intercâmbio funciona entre eles porque é uma troca", reforça Flávia Tápias. Um dos destaques é a performance coletiva "Rotas delas", resultado de uma residência que reuniu intérpretes do Brasil e do Canadá.

Inclusão e democratização do acesso à arte

A programação abrange teatros, praças e espaços urbanos, com o objetivo de democratizar o acesso à dança contemporânea. Companhias de diferentes regiões apresentam coreografias, e artistas participam de oficinas e residências, ampliando o alcance do festival para além das capitais.

Serviço

Dança em Trânsito – Belo Horizonte
Quinta-feira (3/7):
- Espetáculo 'Ziraldo, O mineiro maluquinho', Grupo Tápias e convidados, às 15h no Teatro Marília (Avenida Professor Alfredo Balena, 586).
- Oficina de dança contemporânea com Iker Karrera, das 13h às 15h no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537).
Sábado (5/7):
- Performances na Praça da Liberdade a partir das 11h, com diversos grupos nacionais e internacionais.
Dança em Trânsito – Brumadinho
Sexta-feira (4/7):
- Oficinas e espetáculos gratuitos no Centro Cultural Córrego do Feijão e na Praça Jardim Casa Branca.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade