{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/04/15/1000x1000/1_wmc42201-49775034.jpg?20250415184755?20250415184755
Buena Vista Social Orchestra se apresenta hoje em Belo Horizonte
Grupo cubano traz clássicos da música tradicional em show no BeFly Minascentro
O show desta noite na capital mineira terá no repertório clássicos como "Quizas, quizas, quizas", "Besame mucho", "Dos gardenias" e "Candela".
Apresentação em Belo Horizonte
Com os ingressos para uma primeira apresentação em Belo Horizonte tendo se esgotado rapidamente, os cubanos da Buena Vista Social Orchestra, em turnê inédita pelo Brasil, abriram uma nova data nesta quarta-feira (16/4), às 20h, no BeFly Minascentro. O grupo promete um repertório recheado de clássicos da música tradicional de seu país.
Legado da Música Cubana
O espetáculo é sob regência de Jesus “Aguaje” Ramos – maestro, trombonista e diretor artístico – e visa preservar o legado do lendário Buena Vista Social Club, fundado em 1996 pelo guitarrista norte-americano Ry Cooder. O álbum lançado em 1997 conquistou o Grammy e se tornou um fenômeno global.
Composição do Grupo
Aula orquestra é composta por músicos que estiveram diretamente ligados ao Buena Vista Social Club, como Luís “Betun” Mariano Valiente Marin (congas e bongo) e Emílio Senon Morales Ruiz (piano). Eles se juntam a novos talentos como o cantor Carlos Calunga e o pianista Rolando Luna.
Repertório e Recepção
O repertório da apresentação inclui "El cuarto de Tula", "Chan chan", "Camino por verdad" e outros clássicos da música cubana. Aguaje Ramos destaca a excelente recepção que o grupo tem tido nas cidades brasileiras que já visitaram.
Importância da Música Tradicional
A música da primeira metade do século 20, antes esquecida, agora ganha destaque novamente graças ao Buena Vista Social Club. Aguaje afirma que o principal legado do grupo é reviver e disseminar a música tradicional cubana.