{{noticiaAtual.titulo}}

Fonte da imagem: https://medias.itatiaia.com.br/dims4/default/c14d2a7/2147483647/strip/true/crop/478x269+10+0/resize/1000x563!/quality/90/?url=https%3A%2F%2Fk2-prod-radio-itatiaia.s3.us-east-1.amazonaws.com%2Fbrightspot%2Fb9%2Fe6%2F7c3e02834ce2b0f7f6a90dfcf2f9%2Fcaptura-d
Leclerc lidera TL3 do GP da Grã-Bretanha; Bortoleto roda e termina em 16º
Piloto da Ferrari supera Piastri em disputa acirrada com McLaren no treino livre realizado em Silverstone
Charles Leclerc, piloto da Ferrari, conquistou o melhor tempo no terceiro treino livre do GP da Inglaterra, realizado no sábado (5), deixando a equipe italiana otimista para a classificação e a corrida de domingo (6) em Silverstone. Leclerc fez a melhor volta do fim de semana e superou Oscar Piastri, da McLaren, que ficou em segundo, e Lando Norris, também da McLaren, que ficou em quarto, atrás de Max Verstappen.
Desempenho de Bortoleto no treino
Gabriel Bortoleto, destaque no GP da Áustria, marcou o 16º melhor tempo na sessão, mas teve um desempenho prejudicado ao rodar com seu carro da Sauber no final do treino. A roda dianteira e a suspensão foram danificadas, forçando o piloto brasileiro a encerrar a atividade um minuto antes do término, após uma bandeira vermelha provocada por Oliver Bearman.
Detalhes do treino
O terceiro treino livre começou com cinco minutos de atraso para a limpeza da pista, que foi usada na corrida sprint da Fórmula 3 anteriormente. Quando os carros voltaram à pista, Ferrari e McLaren continuaram a disputa acirrada vista na sexta-feira.
Lewis Hamilton, que foi o mais rápido no primeiro treino livre, fez sua melhor volta inicial em 1min26s529, seguido por Norris, que marcou um tempo 0,4 segundos mais lento. A Ferrari mostrou um ritmo forte, com Leclerc estabelecendo a liderança com 1min26s494 após 20 minutos de treino, seguido de Verstappen e Hamilton.
Bortoleto iniciou o treino na última posição, 2,1 segundos atrás de Leclerc, mas conseguiu se recuperar até a sexta colocação. Leclerc melhorou seu próprio tempo para 1min25s922, sendo o primeiro a marcar abaixo de 1min26 durante a sessão. A McLaren teve um desempenho mais modesto, com Norris e Piastri em sétimo e oitavo lugares, respectivamente, ambos cerca de 0,7 segundos atrás do líder, enquanto Bortoleto ocupava a 13ª posição.
Disputa intensa e encerramento da sessão
Com 17 minutos para o fim, a McLaren reacendeu a disputa, com Norris assumindo a liderança temporária, mas logo sendo ultrapassado por Piastri, que marcou 1min25s566, quebrando o domínio da Ferrari. Verstappen recuperou a segunda posição apesar de reclamações sobre os freios de sua Red Bull.
Bortoleto voltou à pista e avançou para 11º lugar, logo atrás de Nico Hülkenberg. A 10 minutos do término, Leclerc fez a volta mais rápida do fim de semana, 1min25s438, retomando a ponta. Uma bandeira vermelha, causada pela retirada de um pedaço do carro de Bearman, interrompeu a sessão a 8 minutos do fim.
Na reabertura da pista, os pilotos tiveram cerca de 3 minutos para uma volta final, mas Bortoleto rodou na pista, forçando-o a terminar o treino antecipadamente.
Próximos passos
Os pilotos retornam a Silverstone às 11h (horário de Brasília) no sábado para a classificação, enquanto a largada da corrida no domingo está marcada para o mesmo horário.