{{noticiaAtual.categoria.titulo}}

{{noticiaAtual.titulo}}

{{clima.temp}} °C

{{clima.description}} em

{{relogio.time}}

{{relogio.date}}
IBGE alerta sobre desinformação em relação a visitas de pesquisadores
Fonte da imagem: https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/brasil-agentes-do-ibge-1743813919?qlt=90&ts=1743814013410&dpr=off

IBGE alerta sobre desinformação em relação a visitas de pesquisadores

Instituto destaca os impactos negativos das fake news na coleta de dados e na operação do órgão.

Por Admin

05/04/2025 01:06 · Publicado há 7 horas
Categoria: Política

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um apelo nesta sexta-feira (4/4) para que a população não acredite em fake news que distorcem informações sobre a rotina de visitas domiciliares de seus pesquisadores. Essas informações falsas têm dificultado a coleta de dados, além de aumentar os custos do processo de levantamento.

Impacto das Fake News

A coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios, Adriana Beringuy, expressou sua preocupação com o fato de que muitas das fake news, amplificadas por meio das redes sociais, afirmam que as visitas de pesquisadores do IBGE nos fins de semana seriam tentativas de fraudes. "O IBGE se adapta à rotina dos moradores, que frequentemente estão fora de casa durante o horário comercial. Por isso, pode haver visitas em horários alternativos. O pesquisador tem que fazer tentativas no início da noite, fim de semana e até feriado para conseguir realizar as entrevistas", explicou Beringuy.

Verificação da Identidade dos Pesquisadores

Para combater a desinformação, o instituto criou o site Respondendo ao IBGE, que permite aos moradores confirmar a identidade dos pesquisadores através do nome ou do número do RG, CPF ou matrícula, que estão expostos no crachá do pesquisador. Leonardo Santos de Oliveira, gerente da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), ressalta que os pesquisadores são experientes em lidar com resistências, mas elas aumentam os desafios e os custos envolvidos na pesquisa. "Isso encarece a pesquisa, pois você passa a ter que ir lá mais vezes e torna o trabalho logístico mais difícil", constatou Oliveira.

Sobre a Pesquisa de Orçamentos Familiares

A POF, que teve início em novembro de 2024 e está programada para terminar em novembro de 2025, acompanha de perto os hábitos, consumo e condições de vida da população. Com base nessa pesquisa, é definida a cesta de compras do brasileiro – um conjunto de produtos e serviços que as famílias adquirem em um mês, utilizado para o cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Até agora, foram visitados 36.759 de 103.145 domicílios, o que representa 35,6% do total, dentro do que o IBGE havia previsto em relação ao tempo decorrido da fase de entrevistas.

Suporte Financeiro e Conclusão da Pesquisa

O início da coleta da POF no ano passado foi viabilizado pela liberação de recursos orçamentários extraordinários para o IBGE. O diretor de Pesquisas do IBGE, Gustavo Junger, destacou a importância da suplementação orçamentária para levar a pesquisa a campo, afirmando que "não existe nenhum tipo de impedimento ou risco" para a conclusão do estudo.

Esse site usa cookies.

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Termos de uso & Política de privacidade